sábado, 14 de agosto de 2010

Adeus, Bequinha.


Dezessete de novembro de mil novecentos e noventa e seis. Este foi o dia em que no universo da minha ainda pequena caminhada, uma nova estrela veio brilhar. Uma estrelinha de apenas dois meses de idade. Uma estrelinha chamada Rebeca.
Rebeca de Mornay Junqueira de Souza Camêlo. Rebeca de Mornay por causa de uma atriz muito famosa naquele tempo. Junqueira de Souza porque ela obviamente era da minha família. e Camêlo porque... quando era pequena a chamava de camêlo. Agora não sei explicar o porque. Ela não tinha corcovas, e nem sobreviveria semanas sem água. mas sei lá. Era assim que eu a chamava.
Uma vez, Rebeca fez com que a máquina de lavar, num eufórico impulso, caísse sobre sua cabeça. Rebeca conseguiu uma façanha. Adquirir eplepsia. Ficou umas duas horas sem atender pelo seu nome, de boca aberta, em transe. Me lembro como se fosse ontem. Ninguém conseguiu chamar sua atenção. Botei então, todo o meu coração em apenas um chamado, quando falei baixinho: "Camelooo..." e ela simplismente e inexplicavelmente, me olhou.
Você cresceu, teve filhotes, envelheceu. eu era criança, virei adolescente e adulta. Você fez parte de tudo isso e eu te agradeço por ter deixado todas essas fases mais felizes, com uma sensibilidade e um sabor especial que poucos têm: uma amizade com um ser de outra espécie.
Olhos azuis como o céu, pêlos brancos como a neve e pelagem superior negra como o ébano da janela. Não, ela não era a Branca de Neve. Mas sempre e sempre foi uma princesa.
Aos leitores, não imaginem ser exagero, nem emoção exacerbada. Mas o cão é o único animal o qual, ao se entregar o seu coração, ele te dará o dele por completo. Mesmo que você não o dê mais atenção, mesmo que você não brinque mais com ele, mesmo que você cresça e até se esqueça. É um amor leal, um amor que não vê condições. Um amor que só merece reciprocidade.
Obrigada, Rebeca.
16/09/1996 - 14/08/2010

3 comentários:

  1. Poxa que legal realmente tem animal que trás mais alegrias do que muita gente...
    ótimo texto!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Bia, que lindo!
    É realmente um amor imensurável que temos por nossos bichinhos. Eles fazem os nossos dias muito mais felizes! (:

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bia e oi Beatriz, bom dia a vocês!
    Saudosista, às vezes "meio extremado" (se é que essa expressão doida faz sentido), eu fiquei olhando sua foto uns bons minutos, depois de ler esse texto maravilhoso, de uma autora muito, muito talentosa mesmo. Não sei qual das duas escreve, mas ela é boa no que faz! O texto convence, comove, ensina, preenche significativamente o espaço que de tempo que lhe demos, e ainda nos dá de presente alguma saudade semelhante que sintamos.
    Dois beijos carinhosos.
    Lello Bandeira

    ResponderExcluir